terça-feira, 28 de agosto de 2007

O DissiDENTE

O dissiDENTE

Pluft!!!

Puta que o pariu, pensou assustada a Senadora...

- Dentista “fela da puta”, provisório vai ser é o seu registro...
E lá se foi o dente, livre como um pássaro a voar diante das câmeras de TV para milhões de telespectadores.

Desde o início da semana, a Senadora suspeitava que aquele dente, que já lhe havia pregado uma peça há alguns anos atrás, preparava-lhe algo verdadeiramente surpreenDENTE.

Precavida, foi consultar-se com o seu dentista que já há muitos anos lhe cuidava da saúde bucal. Aproveitou que estava em sua terrinha e dirigiu-se para o endereço de costume, na praia de Pajussara. Ao chegar lá, deparou-se com uma monumental fila de prováveis clientes, os quais aguardavam ansiosos a abertura dos portões. Desde a última crise no sistema de saúde do seu Estado, restaram poucos os profissionais de saúde dispostos a trabalhar sob as condições ofertadas pelo governo. O Dr. Jacinto era um deles.

Sem entender nada, foi até o porteiro, um rapaz alto e forte, vestido de paletó azul que, em vão, tentava conseguir conter os ânimos da multidão.

- Sr. Bom dia, eu sou a Senadora e gostaria de saber se o doutor Jacinto Dores se encontra.
- O Dr. Jacinto está em greve
- Greve, mas como assim ?
- Greve minha senhora! Ele tem bem uma semana que não vem aqui.
- E, não tem nenhum outro profissional na cidade que possa vir atender a toda essa gente?
- Num sei não! - Disse com ar conclusivo o cidadão..

Desiludida, a Senadora deu meia volta e contemplou a verdadeira revolução popular que aflorava a sua frente. Crise na educação, crise na saúde, crise no ar, crise na terra... Em vão, buscou palavras que pudessem ser usadas em seus próximos discursos de protesto contra o presidente, seu ex-amigo e aliado, que fossem significativamente representativas da situação. Após algumas horas pensando, enquanto perambulava pelo centro da cidade, lhe veio a única palavra que podia sintetizar tudo aquilo que seus olhos resistiam em ver.

- FUDEU!!!!

Mal acordava de seus pensamentos exitosos por encontrar a síntese do governo popular instalado no país, recebeu um banho de água vindo de uma poça formada pela chuva do dia anterior. Um carro conversível, uma Mercedes de último tipo, em alta velocidade, dirigido pelo igual colega Senador, não poupou a ilustre senadora de um ilustrativo banho. Sem perder tempo no Aurélio, recorreu ao mesmo dicionário que lhe havia brindado com o pensamento anterior para proferir uma saraivada de impropérios capazes de fazer corar até os mais despudorados.
De repente, uma dor insuportável vinda das profundezas da boca, lhe lembrou que o referido dente ainda necessitava de cuidados especiais e sem saber ao certo para onde ir, perambulou pelas ruas na esperança de que pudesse encontrar algum remanescente que lhe restabelecesse a paz. Hoje pela tarde ela teria que voltar à Brasília para participar de uma entrevista em um programa da TV aberta e este dente poderia ser um problema.

Foi quando avistou, no fim da rua, uma placa. Dr. Prudente, especialista em próteses e cirurgia geral. Para seu espanto, não havia fila na porta e parecia que o estabelecimento estava aberto.

- Tem alguém ai? - Bradou a senadora...
- Pois não, sou o Dr. Prudente, em que posso ajudá-la?
- Mas o senhor não está em greve?
- Sou recém-chegado e ainda não pude me interar das coisas da terra. A senhora é minha primeira cliente.

Um misto de medo e desesperança afogou os pensamentos da Senadora, cada vez mais sem opção.

- O senhor é formado?
- Claro, sou formado pela Faculdade Alegria, a senhora conhece?
- Nunca ouvi falar...
- Em primeiro lugar gostaria de lhe dizer que é uma honra atendê-la!

Disse o doutor enquanto arrumava a cadeira...
Ferros, crashes, plings e blongs depois, veio a sentença...

- O seu dente posterior esquerdo, está perdido. Temos que arrancá-lo
- Mas como? Tenho uma entrevista esta semana e não posso aparecer sem dentes...
- Não se preocupe, colocarei um provisório. Ninguém vai notar.

Acostumada às coisas definitivas a senadora teve que ceder aos argumentos profissionais do Dr. Prudente.

-Deva avisá-la senadora... Com o tempo, Vêm os anos, vão-se os dentes.
- Quando precisar pode me procurar que eu sou especialista em próteses e posso lhe restabelecer o sorriso caso lhe faltem dentes.

Irritada com a ousadia do protético, saiu com seu dente provisório rumo ao seu compromisso.
Câmeras, luzes, ação, deu-se inicio o evento..

Após a primeira pergunta, quando se preparava para limpar a garganta, a senadora viu ruir as suas chances de ir para a Playboy. O dente, fugiu do seu controle e partiu rumo a carreira solo, literalmente.

Mão na boca, suspiro geral, só lhe viram a mente as palavras do Dr. Prudente... “Com o tempo, vêm os anos e vão-se os dentes”

Moral da história... “ Os esquerdistas, quando novos, são contra a ditadura... Quando velhos, são a favor da Dentadura”.

Nenhum comentário: